O site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) ficou fora do ar neste domingo (31/7). O TJDFT informou, por meio de nota, que foi detectada atividade maliciosa no acesso ao datacenter na madrugada de domingo. As equipes de cibersegurança do Tribunal realizaram contenções de forma a preservar os sistemas judiciais e administrativos, e todas as suas bases de dados. Contudo, por cautela, o site e demais sistemas foram desligados para que se realizem as atividades de remediação e investigação.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) emitiu uma portaria, que pode ser lida no final deste texto, suspendendo as atividades do Tribunal nesta segunda-feira (01/08) por causa de atividades suspeitas em suas redes, o que pode ser uma tentativa de ataque por hackers. O sistema só retornará após a liberação por parte das equipes de cibersegurança do órgão. Conforme o documento que foi divulgado pelo TJDFT “por cautela, o site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e os demais sistemas foram desligados para a realização de remediação e investigação, causando a impossibilidade das práticas dos atos processuais e administrativos no âmbito deste Tribunal”
ATUALIZAÇÕES
02/08: O TJDFT informa que os sistemas ainda não foram retomados em virtude de um trabalho de análise técnica minuciosa em toda rede do tribunal, que está sendo realizado em conjunto com especialistas em cibersegurança da Microsoft. Dessa forma, o expediente do TJDFT permanecerá suspenso no dia 02 de agosto de 2022, no primeiro e segundo graus de jurisdição.
Toda a equipe técnica segue trabalhando de forma ininterrupta no sentido do restabelecimento dos serviços o mais rapidamente possível, priorizando os sistemas judiciais e os acessos externos. O TJDFT reitera que não houve comprometimento à base de dados dos sistemas judiciais, os quais serão restabelecidos tão logo haja segurança no ambiente tecnológico.
Sistema PJe e site do TJDFT voltam a funcionar
O Sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) e o site do TJDFT foram restabelecidos, nesta quarta-feira, 3/8. O PJe, entre outros sistemas do Tribunal, foi desligado como medida de segurança no último domingo, 31/7, após detecção de atividade suspeita no acesso ao datacenter do TJDFT. Não houve comprometimento à base de dados.
Neste primeiro momento, foram liberadas as funções essenciais do PJe de 1º e 2º graus, bem como o painel antigo e a visualização de documentos. O TJDFT ressalta que o sistema está sujeito a instabilidades pontuais em razão da eventual necessidade de ajustes. O restabelecimento total do PJe será feito de forma gradual.
ATENÇÃO: O restabelecimento do PJe não implica a retomada do curso dos prazos, que estão suspensos por motivo de força maior, conforme Portaria Conjunta 101/2022. Segundo o documento, fica assegurada às partes a restituição do prazo por tempo igual ao que faltava para sua complementação.
Expediente suspenso
O expediente da Secretaria e dos Ofícios Judiciais da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios segue suspenso no dia 4 de agosto de 2022, conforme Portaria Conjunta 101 de 02 de agosto de 2022.
Durante a suspensão do expediente, o TJDFT funciona em sistema de plantão pelo Núcleo Permanente de Plantão Judicial (NUPLA) para atendimentos apenas de medidas urgentes, como habeas corpus, medidas protetivas e medidas que impliquem perecimento de direito, alimentos, entre outras.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones (61) 3103-7338 ou 99989-7254 ou pelo e-mail [email protected].
Fontes: https://www.tjdft.jus.br; https://oabdf.org.br/noticias/tjdft-suspende-atividades-por-causa-de-possiveis-ataques-ao-seu-site/